(54) 3342-1856 | (54) 9929-4476
Rua Bento Gonçalves - n° 1271 - Centro Marau/RS
Publicado em 05 de novembro de 2024
Falta pouco para 2025 e muitos empreendedores já estão pensando em tirar os planos do papel e entrar no mundo dos negócios. O setor de franquias costuma ser uma das portas de entrada, principalmente, as microfranquias (ou franquias baratas), que exigem um investimento inicial de até R$ 135 mil. Entretanto, antes de decidir qual rede escolher, é importante analisar o mercado como um todo.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre abril e junho de 2024, três segmentos se destacaram e tiveram crescimentos expressivos no faturamento:
O primeiro, por exemplo, teve uma expansão de 21,7% em faturamento, em relação ao mesmo período do ano passado. Acima da média do setor como um todo, que ficou em 15,8%. De acordo com a ABF, o crescimento veio do aumento de portfólio das redes, dos produtos farmacêuticos e da personalização dos serviços.
Nesta matéria, você verá informações sobre as seguintes marcas:
A microfranquia só se difere do formato tradicional pelo investimento. A franqueadora ainda será responsável por fornecer o mesmo suporte e tudo que estiver descrito na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Além disso, antes de escolher a rede, Leandro Rampazzo, cofundador do Novo Franchising, explica que é essencial que o empreendedor entenda as responsabilidades de um franqueado e saiba que ele precisa gerir seu negócio e buscar crescer na região que está, "não dependendo somente da franqueadora".
"Ter uma marca reconhecida nacionalmente é um dever da franqueadora. Já cada unidade ser conhecida naquela região, naquele bairro, é responsabilidade do próprio franqueado. Ele tem que ser uma pessoa de negócios, tem que dar as caras, tem que fazer gestão, propor parcerias no comércio local, fazer ações que gerem resultados", afirma o especialista.
Confira 18 franquias baratas dos segmentos que mais faturaram no franchising, que custam a partir de R$ 2,5 mil:
A Alimentação foi um dos segmentos que mais cresceram neste ano, atingindo um faturamento conjunto (Comercialização e Distribuição e Food Service) de R$ 16,4 bilhões. Já as microfranquias do nicho tiveram um aumento no número de marcas em operação, segundo ABF, de 2%.
Para Rampazzo, o avanço veio, principalmente, pós-pandemia, porque "as pessoas voltaram a se alimentar fora de casa". Além disso, elas criaram o hábito do delivery e transformaram a experiência de comer bem em um evento. O segmento também é alavancado pelo aumento da busca por alimentos saudáveis e sustentáveis, dietas alternativas, vegetariana e vegana", conta.
A marca de fast-food de alimentação saudável oferece refeições, sanduíches e possui um cardápio low carb. A empresa trabalha com um formato home based, no qual o franqueado vende as marmitas congeladas pelo delivery.
Marca especializada na produção e venda de chocolates finos. Atualmente, a rede conta com mais de 4, 5 mil lojas em todo o país, e opera com os canais digitais e de venda direta.
Criada em 2022, a marca é especializada no crepe francês e em seu portfólio conta com mais de 30 sabores doces e salgados.
A rede de franquias de castanhas glaceadas pode ser instalada em shoppings e outros pontos com alta circulação de pessoas.
Com massas italianas, em caixinhas, a Itália no Box conta com cardápio com mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas.
Criada em Belém (PA), a Gelateria tem em seu cardápio sabores típicos da região Norte e Nordeste do país. Neste ano a rede iniciou sua expansão nacional, inaugurando a primeira loja em São Paulo.
As marcas do nicho estão, cada vez mais, buscando diversificar os seus portfólios. O Boticário, por exemplo, a maior do nicho, inseriu produtos para pets e até para casa. Além de serviços de maquiagem nas lojas.
Segundo Rampazzo, o consumidor também vem se tornando mais exigente e se preocupando mais com a sua saúde física e mental. "Aumentando a busca por serviços que promovem o bem-estar".
"As pessoas também estão investindo efetivamente no corpo e na estética. Antes, esse cuidado era 100% das mulheres, mas ano após ano os homens também estão se tornado uma parcela importante no faturamento dessas redes. Depilação e tratamentos faciais para esse público vêm avançando rapidamente", conta o especialista.
Veja algumas marcas de franquias no setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar:
A empresa nasceu em Pernambuco e possui linhas de perfumes e loções corporais. A marca é cruelty free e conta com mais de 800 unidades no Brasil.
Rede especializada no agenciamento de profissionais da área da saúde, como enfermeiros e cuidadores, para serviços primordiais como acompanhamento domiciliar e hospitalar, cuidador de idosos e infantil, serviços de enfermagem, entre outros.
O grupo nasceu em Natal (RN). Os franqueados têm a responsabilidade de selecionar, treinar, coordenar e supervisionar a equipe de cuidadores, composta por profissionais especializados com formação técnica em enfermagem.
A rede de esmalteria expressa oferece serviços de manicure, pedicure e estética. Com três lojas e faturamento de R$ 1,5 milhão em 2023, a marca aposta em um modelo de negócios de baixo custo. A rede prevê a abertura de 12 unidades até 2025.
Criada em 2012, a marca é uma franquia de estúdios de treinamento personalizado. Eles atendem desde gestantes até idosos com comprometimentos severos, crianças e atletas de alto rendimento. A marca foi fundada no interior de Santa Catarina e oferece modelo de negócio para cidades a partir de 8 mil habitantes.
Fundada em 2021, a marca é uma rede de franquias que busca oferecer um atendimento rápido e eficiente. A rede já conta com sete unidades.
Serviços e outros negócios
Hoje existem várias opções de franquias no mercado para aqueles que desejam empreender em Serviços e Outros Negócios. Para Rampazzo, o segmento vem crescendo no franchising, sendo impactado, principalmente, pela transformação digital, por consultorias e pela área de TI. O que tem aproximado o empreendedor do cliente.
Veja algumas marcas de franquias no setor de Serviços e outros negócios:
A rede é especializada em desenvolvimento e venda de software para empresas.
A marca, fundada em 2017, em São José do Rio Preto (SP), tem atuação no mercado de empréstimos, financiamentos, consórcios, abertura de conta, financiamentos e créditos.
A marca atua em serviços financeiros e seguros, com mais de 200 produtos. Oferece quatro modelos de negócios, entre eles o de home office. Segundo a companhia, é possível operar de qualquer lugar do mundo.
O aplicativo de delivery atua principalmente em cidades do interior. A rede opera com um modelo de negócio home based, e o franqueado comercializa o aplicativo para os restaurantes da região.
Fundada em 2020, em Balneário Camboriú (SC), a rede de franquias de minimercados autônomos funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem intermediários para a realização das compras. O franqueado atua no gerenciamento à distância do estabelecimento. Porém, é necessário comparecer para abastecimento e limpeza do espaço.
Rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e residenciais, sem a necessidade de atendentes. Neste modelo de negócio, o franqueado é responsável apenas pela administração e a reposição de mercadorias, que varia conforme o perfil dos consumidores.
Fonte: Revista PEGN
Voltar a listagem de notíciasCopyright © 2024 Giane Ulguim Contabilidade | Desenvolvido por: Sitecontabil
Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade.
Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.
Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.
Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.
No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.
Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.
Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você